A Região

 


Cambará do Sul - A Terra dos Cânions



Cambará do Sul é situada ao Sul dos Aparados da Serra com 990 metros de altitude. No estado do Rio Grande do Sul esta situada ao Norte do Planalto Serrano. Como todos os municípios que são da região dos Aparados, Cambará do Sul é uma pequena cidade que possui aproximadamente 7.000 habitantes e uma grande área rural. Sua extensão de bordas de Cânions, chega a 80km de extensão fazendo divisa com o estado de SC. Grande parte do Município abriga vales, rios e bordas dos Cânions.

Ao Norte do Município temos grandes áreas preservadas em terras particulares, onde é possível ver muitos animais silvestres, como o temido Puma, Veados, Raposas e outros. Cambará do Sul – RS, junto ao Município de Praia Grande – SC, são os únicos no pais a abrigar dois Parques Nacionais em uma só cidade. Os Parques estão situados ao Sul e Centro de Cambará do Sul dentro de uma área de divisa com SC as bordas dos Cânions do Sul. Um dos Parques leva o nome da “Montanha” dos “Aparados da Serra” e possui em seus limites o famoso Cânion Itaimbézinho. O outro Parque é chamado de Serra Geral e também possui em seus limites um famoso Cânion, chamado de Fortaleza. O principais pontos Turísticos do município estão dentro dos Parques Nacionais, parte das bordas dos Aparados da Serra onde encontramos o Cânion Itaimbézinho, Malacara e Fortaleza. Ainda dentro dos Parques é possível ver outros belos Cânions. Em campos do Município é possível visitar belas cachoeiras como a Cachoeira dos Venâncios que faz divisa com o Município de Jaquirana – RS.






"As belezas naturais da cidade são frequentemente utilizadas em campanhas publicitárias e já foi cenário de importantes séries e novelas como A casa das Setes Mulheres, Chocolate com Pimenta entre outras"


A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa “folha de casca rugosa”. É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.

Também na Praça você poderá conhecer a Sequóia Lunar. A árvoré é uma das três mudas geradas a partir das sementes levadas por um dos astronautas na missão espacial da Apolo XIV, que tinha como destino à lua. A semente, circundou a Lua 34 vezes no bolso do astronauta Stuart Rosa, e foi germinada em solo lunar um fato histórico e inédito. A Sequóia foi recebida de volta a Terra em 1971 e pode viver até mil anos. Atualmente a árvore cambaraense é a segunda mais alta do Rio Grande do Sul com aproximadamente 30 metros de altura e 70 centímetro de diâmetro, sendo um destaque entre as demais de Cambará do Sul.

Cambará do Sul é conhecida também como a “Terra dos Cânions”. A pequena cidade é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil.

Chamar com Whatsapp